BIOLOGIA DOS CARRAPATOS

Biologia e Comportamento

 

Carrapatos são parasitas externos, artrópodes, pertencentes à Ordem Acarina, que se alimentam do sangue do hospedeiro. São ectoparasitas hematófagos, responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças. Os carrapatos geralmente têm a forma oval e quando em jejum são planos no sentido dorso-ventral, porém após se alimentarem ficam convexos e até esféricos.

 

Sua carapaça é composta por quitina, na forma de um exoesqueleto, bem resistente e firme em relação a sua pouca espessura.

 

Os carrapatos mais comuns no Brasil são:

Carrapato-de-boi (Boophilus microplus) que transmite ao gado a doença "Tristeza Bovina".

Carrapato-de-cavalo ou Carrapato Estrela (Amblyomma cajennense) é o que mais comumente parasita o homem. Também infesta mamíferos domésticos e silvestres e aves. Em sua forma adulta, ele é conhecido como carrapato estrela. Fica grande, do tamanho de um feijão verde, ou até maior. A sua forma larval, o micuim, está nos pastos no período de março a julho. Este tipo de micuim, que pode ficar até 24 meses sem se alimentar, esperando um hospedeiro, no homem causa terrível coceira e inflamação que pode durar mais de um mês.

Carrapato-de-galinha (Argas miniatus), que transmite aos galináceos a bouba, doença infecciosa semelhante à sífilis.

Carrapato-vermelho-do-cão (Rhipicephalus sanguineus), típico de cães e gatos. Os adultos preferem instalar-se na pele, entre o coxim plantar e as orelhas do cão. Sobem pelas cercas, muros, e espalham-se pelo canil, casa, etc. É de difícil controle.

 

 

 

Muitas pessoas têm alergia a carrapato, pois quando ele vai sugar o sangue deixa sua saliva cair no local onde vai sugar para não coagular o sangue e isso dá alergia em algumas pessoas que basta uma picada para encher de vergões e isso coça muito. Alguns deles transmitem vírus como a febre maculosa e outras doenças e isso faz muito mal a saúde. A espécie argas ataca aos pássaros, pombos e aves e ao homem e é o causador nas aves da espiroquetose aviar e aos pombos a infecção paralitica. Na Alemanha e também no Oriente Médio é encontrado o carrapato que transmite a febre Q. No Brasil os carrapatos mais comuns são os de boi, de cavalo, de galinha e do cão e alguns deles podem transmitir doenças como encefalite humana quando o carrapato suga os ratos às aves e depois suga o ser humano que é quando o vírus é transmitido, uma doença que afeta as mulheres e os homens. São muitas as doenças transmitidas pelos carrapatos e por isso é preciso evitá-los.